quinta-feira, 26 de março de 2015

Dieta baixa em amido para espondilite anquilosante


Explicação sobre a dieta pobre em amido e suplementação anti-inflamatória, no tratamento da EA.
Inicialmente venho comentar que ao longo de quase dois anos de dieta, muito estudo, e no compartilhar com amigos, percebi que a mesma não funciona para todos, não tão somente pela falta de força de vontade, mas, sobretudo, pela disposição e capacidade de cada um no que concerne estuda-la, tudo é uma questão emocional e intelectual, não adianta ir ao nutricionista e pedir para ele estudar isso a fim de te passar um cardápio se você não entender a fundo também, precisa priorizar tempo para entender esta abordagem, se preocupar com sua saúde, coloca-la em primeiro lugar.

A eficácia neste tratamento exige o entendimento da relação entre a dieta e a doença, o sucesso é uma questão de leitura atenta da literatura cientifica que embasa os excelentes resultados testemunhados mundo afora, bem como assistir vídeos, palestras e filmes que abordam vida saudável e tratamentos alternativos, a motivação vem naturalmente e fortemente quando nos alimentamos intelectualmente, assim, afirmo que aquele que dedicar-se de fato a entende-la, terá nesta dieta uma nova vida, conseguirá com seu testemunho ajudar outras pessoas, e assim, através de uma verdadeira “corrente do bem”, fazer diferença para aqueles que estão cansados e desanimados com os efeitos colaterais terríveis a curto e longo prazo causados pelos remédios disponíveis.

Mas afinal o que é a dieta pobre em amido? Deveria chamar-se “dieta pobre em polissacarídeos”. E uma proposta de tratamento indexada a um estudo científico realizado em 1996 pelo cientista britânico Alan C. Ebringer, na época, professor de Imunologia no King's College, University of London; Consultor Honorário em Reumatologia na Escola de Medicina de Middlesex Hospital e Consultor de Doenças Auto-imunes no Instituto Nacional da Saúde de Washington.

A evidências mostradas no estudo, tem como base a constatação do mimetismo molecular entre um patógeno do intestino (bactéria klebiciella pulmonae) e o antígeno HLA-B27, isto explica a relação entre a alimentação e a Espondilite Anquilosante.  Esta relação ocorre devido a uma semelhança na estrutura genética do antígeno HLA-B27 e a bactéria klebiciella pneumonae, esta semelhança confunde o sistema imune na ação dos anticorpos “killers” que devido há uma disfunção, destroem tanto a bactéria como o antígeno que se encontra no colágeno de quem é portador da doença.

A destruição das células do gene HLA-B27 causa a deterioração da coluna vertebral, grandes articulações, olhos etc., causando a inflamação e consequentemente as dores.
Ao reduzir a população de bacilos Klebsiella, diminui-se a produção dos anticorpos responsáveis pela sua destruição. Logo, as células do gene HLA-B27 não são destruídas, e assim, a inflamação decresce fazendo a dor desaparecer.

Os bacilos Klebsiella estão em praticamente todos os seres humanos, alimentam-se de açucares derivados de amido - um carboidrato complexo, composto de moléculas longas de açucares que se encontra no pão, batatas, bolos, massas, arroz feijão e outros cereais. Quando se dá a digestão dos alimentos - processo de desagregação da comida no estômago e Intestino delgado - o amido não digerido entra no cólon (intestino grosso).

Estes bacilos alimentam-se de amido não digerido que se existe nos alimentos consumidos pelo paciente nas últimas 3\4 horas.

Segundo a teoria de Alan Ebringer, quando um paciente (com EA) come alimentos amiláceos (pão, batatas, bolos e massas), os bacilos Klebsiella alimentam-se do amido presente e multiplicam-se. Em seguida, o sistema imunológico do paciente produz anticorpos contra o microorganismo e alguns destes anticorpos terão atividade, também, contra as células HLA-B27 - contra o colágenos da coluna, região sacro ilíaca, olhos (uveíte) e outros orgãos.

Foi depois de muitas pesquisas, que Alan Ebringer chegou à Dieta Sem Amido.

Lactose, glutem e gordura trans tem relação com a dieta?
Sim, diretamente, alimentos dentro destas categorias são prejudiciais a saúde e é constatado que também causam inflamações, por isso também recomendo optar por uma alimentação pobre destes componentes bioquímicos, afinal um corpo saudável expulsa qualquer doença.
Mas o que comer? Esta dieta parece muito com a dieta mediterrânea e paleolítica (low carb), ambas são a base de vegetais, frutas, aves, peixes e um pouco de carne vermelha, a única adaptação é que se come pouco amido, no inicio recomendo “zero” amido pois é uma estratégia de ataque à doença.

Preparei meu cardápio com uma tabela que peguei na internet com o índice de amido por alimento (coloquei o link abaixo), quando tinha duvidas, fazia o teste do iodo, que nada mais é do que pingar uma gota de tintura de iodo a 2% (compra em farmácia), se a gota ficar laranja indica pouco amido, se ficar escura puxada para roxo e preto indica maiores concentrações de amido, meu cardápio é + ou – assim:
                             
Café da manhã:
Começo com um prato de frutas, melão, abacate, mamão, maçã e outras com baixo teor de amido, adiciono linhaça, gergelim, quinoa (tem pouco amido) açafrão com uma pitada de pimenta do reino, canela e um pouco de açúcar mascavo, corto tudo em pequenos blocos misturando e como serenamente, é uma delicia!!!.
Em seguida, tomo 3 capsulas de suplementos, 1) Quelato de magnésio de 300 mg, 2) Capsula de polivitamínico de A a Z com minerais, 3) Vitamina D de 10.000 ui.
Ainda no café da manhã, o segundo round eu faço um mexidinho com dois ovos (com gema) com espinafre ou couve, ou os dois vegetais juntos, frito no óleo de côco em uma panela antiaderente, em seguida só saborear com um pouco de azeite de oliva prensado a frio com uma chícara de café ou chá sem açúcar, eu tomo sem nada mas quem quiser adoçar, pode, sem problemas, diabéticos devem usar o adoçante somente stevita.



Almoço:
Meu almoço começa com um prato de hortaliças com frutas, tempero com curry e azeite de oliva prensado a frio.
O segundo prato é com vegetais diversos cozidos no vapor com sal de hervas sem alho (precurar na net) e azeite (sempre pensado a frio) com frango, peixe ou carne (mais raramente), em seguida na sobremesa, como frutas.



Janta:
Minha janta é sempre um omeletão com dois ovos e vegetais diversos, espinhafre, couve, brócolis etc. com um pouco de café sem açúcar.

Depois de muito tempo, uns 6 meses, eu comecei a comer alguns carboidratos com amido, tapioca, mandioca e inhame, bem como algumas frutas ricas em amido, como banana por exemplo, não senti dores, pois meu organismo já esta tão equilibrado que eu não sinto nada mais.



Por fim, antes de dormir, tomo meu suco de açafrão (curcumina) coloco meia colher de sopa de açafrão + meia colher de chá de pimenta ralada na hora por meio daqueles raladores de mesa, coloco tudo em meio copo de água fria ou gelada, tomo sem doce mesmo, aprecio o sabor, em seguida durmo igual há uma pedra.


Porque ovo com gema, óleo de côco, stevita e azeite prensado a frio?  Eis aqui os vídeos que explicam isso:
Mito do ovo
Oléo de côco
Azeite de oliva
Stevita

Auxiliares a dieta:
Recomendo fortemente a usar a curcumina com piperina (açafrão da terra e pimenta do reino) seja em forma de cápsulas ou suco de açafrão com pimenta e mel como ensinei acima, no caso de capsulas, basta mandar manipular, a dosagem protocolar, é 500 mg de curcumina + 15 mg de piperina, eu prefiro o suco, gosto do gosto do açafrão em pó puro, é um poderoso coadjuvante ao tratamento devido ao seu poderoso efeito anti inflamatório.
Porque a pimenta?
 A função da pimenta é aumentar a absorção do elemento “curcumina” presente no açafrão, a sugestão é tomar 1 a duas vezes ao dia, pela manhã e a noite.
O açafrão também esta presente no “curry”, em saladas e outros alimentos como tempero, o “curry” é um tempero indiano que tem como base o açafrão + algumas herva, super saudável também.

Óleo de côco.
Ainda sobre o óleo de côco na culinária, este substitui outros óleos vegetais como margarina/manteiga nas frituras, precisa de uma panela de cerâmica ou teflow para evitar grudar os alimentos no fundo.

Suplementação:
Suplementação com capsulas de vitaminas de A a Z são bem vindas, assim como quelato de magnésio, cártamo, ômega 3 e vitamina D na dosagem de 10.000 ui, que nada mais é do que considerada a dosagem fisiologica que equivale + ou - a 20 minutos de exposição ao sol do meio dia sem protetor solar e com as costas nuas, recomendo o uso de farinhas de linhaça, gergelin e quinoa também, assim você terá mais cálcio e aminoácidos essenciais, ou seja, aproveitar o que a natureza promove para nós como fontes de itens imprescindíveis a saúde molecular.

Porque priorizar acima de tudo a alimentação e saúde corporal?

Com o tempo você descobrirá que o que realmente importa no fim das contas é comer bem e cuidar do corpo, eu ainda não me acostumei com as maravilhas conquistadas através da minha mudança de hábitos, toda hora fico maravilhado não só com a ausência de dores, mas também com a disposição e bem estar proporcionados pela dieta. Não foi somente a EA que desapareceu, mas muitos outros problemas, estou convicto hoje que nada é mais importante do que este foco, por isso tenho tanto prazer de fazer compras no setor de frutas e verduras e preparar minha comida depois.

Por fim compartilho material de estudo para quem quer se aprofundar:
Começe com estes documentários:

Tabela de índice de amido nos alimentos:
OBS: Esta tabela acima esta em um excelente blog de uma portuguesa que relata a experiência dela com esta dieta, vale a pena ler os artigos.

Globo Reporter “Ilha de Icaria – Alimentação Perfeita”
http://www.dailymotion.com/video/x21cx53_globo-reporter-icaria-a-ilha-da-eterna-juventude-11-07-2014_lifestyle

Food Matters (o alimento é importante)

Não consegui achar na internet o filme completo legendado ou dublado, assim, segue apenas o link do trayller, tem na net flix, quem não é susuário não deixe de procurar e assistir “”””IMPRESSINDÌVEL””””.
https://www.youtube.com/watch?v=Y8pWGHXQ22E
Gordo, doente e quase morto. 
https://m.youtube.com/watch?v=5Z1Jo0GZnV4
O maior médico nutrologo do país e um dos mais respeitados do mundo defendendo a alimentação saudável:
http://www.youtube.com/watch?v=y4KViwDxOd0
O mesmo defendendo a curcumina
http://www.youtube.com/watch?v=sBPowlgsQIo
O Mito do Leite - Dr. Lair Ribeiro - Por que estamos sendo enganados.
https://www.youtube.com/watch?v=L8lJ2d1DQvw
Filme o Óleo de Lorenzo
Imperdível, o começo é assim mesmo, sem legenda, normal do filme, aguarde e aparecerá
a legenda.
http://vimeo.com/35827828
Estudo científico sobre a sucupira (unicamp)
https://www.youtube.com/watch?v=oxIPsAyvkWo
Juca de Oliveira - (Chá de Sucupira)
https://www.youtube.com/watch?v=0ZCqOTD5tx0
Verdades sobre a curcumina - Este link aponta centenas de estudos científicos e constatações no portal mundial NCBI “DO EFEITO ANTINFLAMATORIO DA CURCUMINA” no corpo humano
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=curcumim%20arthrits
Aqui a prova que curcumina é mais forte que diclofenaco de sódio (voltarem) mas sem efeitos colaterais, por isso cuidado para não seja quem for não chamar de chazinho, não julguem, mais uma vez eu mato a cobra e mostro o pau, acho que assim é que tem que ser.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22407780
Dieta zero amido - Este link aponta para o estudo cientnaífico na integra da relação entre o patógeno Klebiciella e o HLA – B27 e o tratamento
http://www.kickas.org/medical/klebsiella.pdf
Quanto a nutrição paleolítica, olha o trabalho científico que trouxe unanimidade positiva entre nutrólogos do mundo inteiro:
http://www.diamondsindasky.com/…/upl…/2012/06/Eaton-NEJM.pdf
Aqui a comparação da dieta moderna x a paleolítica
http://link.springer.com/article/10.1007/s003940070032

“Eu espero de coração que novos caminhos se abram a sua frente, que o vento sopre levemente em suas costas, que o sol brilhe suave em seu rosto e que a chuva caia bem de mansinho em seus campos, até que nos encontremos de novo.”
Dr. Lair Ribeiro


30 comentários:

  1. Parabéns pela clareza de idéias e forma simples como exemplificou a dieta e os benefícios falando da sua experiência !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite, perdoe pelo sumiço, faz tempo que não atualizo o blog, voltarei a interagir na medida do possível, tenho levado uma vida bem intensa entre trabalho, estudos e cuidados com a saúde, agradeço as as palavras. Desejo tudo de bom para Você.

      Excluir
  2. Oi Márcio, eu tenho o diagnóstico de EA,mas sou da turma que tem o HLA-B27 negativo,será que a dieta funcionaria pra mim? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também quero saber.. é o meu caso Bianca

      Excluir
    2. Olá, boa noite, perdoe pelo sumiço, faz tempo que não atualizo o blog, voltarei a interagir na medida do possível, tenho levado uma vida bem intensa entre trabalho, estudos e cuidados com a saúde, accredito que funciona sim dado que o que mais sinto nesta dieta é o impacto da desintoxicação devido ao excesso de de carboidratos e alimentos danosos a saúde de um modo geral, o que resta é tentar. Desejo sucesso e tudo de bom para Você.

      Excluir
  3. em quanto tempo você sentiu a diferença na alimentação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite, perdoe pelo sumiço, faz tempo que não atualizo o blog, voltarei a interagir na medida do possível, tenho levado uma vida bem intensa entre trabalho, estudos e cuidados com a saúde, senti na primeira quinzena. Desejo tudo de bom para Você.

      Excluir
  4. Olá. Como vai?

    houve algum alimento qu voce voltou a introduzir na dieta?

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite, perdoe pelo sumiço, faz tempo que não atualizo o blog, voltarei a interagir na medida do possível, tenho levado uma vida bem intensa entre trabalho, estudos e cuidados com a saúde, sim, por vezes algum glúten ou lactose. Desejo tudo de bom para Você.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite. Fiz o exame HLA B 27 deu positivo.O exame foi feito a mais ou menos a 3 semanas recentemente. Estou assustada. Vi os comentários sobre a alimentação. Fora esse exame existe algum outro para fazer?

    ResponderExcluir
  7. estou com um pequeno problema para testar o amido nos alimentos, não consigo encontrar em portugal tintura de iodo será que me pode ajudar com algum outro tipo de teste? ou será que sabe de algo que possa substituir o iodo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite, perdoe pelo sumiço, faz tempo que não atualizo o blog, voltarei a interagir na medida do possível, tenho levado uma vida bem intensa entre trabalho, estudos e cuidados com a saúde, tem uma tabela de indice de amido nos alimentos, link logo acima. Desejo tudo de bom para Você.

      Excluir
    2. Rute, você está fazendo a dieta?

      Excluir
  8. Olá pessoal uma forma que encontrei de me livrar do amido com baixando um APP no celular ou internet chamado http://www.myfitnesspal.com.br/ ele mostra as informações nutricionais, achei de grande valia. Testem. OK Boa sorte à todos.

    ResponderExcluir
  9. Show de bola Márcio, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite, perdoe pelo sumiço, faz tempo que não atualizo o blog, voltarei a interagir na medida do possível, tenho levado uma vida bem intensa entre trabalho, estudos e cuidados com a saúde, agradeço as as palavras. Desejo tudo de bom para Você.

      Excluir
  10. Estou a 15 dias sem amido, senti melhoras mas não consegui zerar as dores. Será que com mais tempo as dores irão desaparecer totalmente. Faço uso também da curcuma, pimenta, LDN e magnesio Cl.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, vc ainda está com a dieta?

      Excluir
    2. Rodrigo me adiciona no zap para trocarmos experiências. 031-986071009

      Excluir
  11. Obrigada por compartilhar suas experiências conosco. Acabo de receber diagnóstico de EA e estou preocupada e precisando de informações. Obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Márcio, você faz acompanhamento com nutricionista? Estou querendo começar a dieta.

    ResponderExcluir
  14. Márcio, pode me ajudar? quero começar com a dieta e queria tirar algumas dúvidas?

    ResponderExcluir
  15. Oi, Márcio. Meu esposo tem EA e está num tratamento natural parecido com o seu porém vi q o seu e mais aprofundado, muito melhor. Agora entendo o pq da doença e isso me deu esperança. Vc não sabe como isso é alívio pra meu coração. Deus te abençoe! Vc continua sem dores? Considera-se curado

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem? Uma dúvida... a restrição do Amido deverá ser feita até quem apresenta o HLAB27 negativo? Orbigada!

    ResponderExcluir
  17. Golden Nugget Casino, Fort McDowell - Mapyro
    Golden Nugget Casino, Fort 거제 출장안마 McDowell in the Downtown, 아산 출장마사지 CO area. Location. 2411 충주 출장샵 Highway 89. Open since June 28th, 2015. 양주 출장안마 Map. Map. Phone. Map. 1. 제주도 출장안마 Golden Nugget

    ResponderExcluir